O que diz a nossa nutricionista

Quem é consumidor assíduo das bancas de frutas e, ao longo do dia, busca nos sucos delícias para saciar a fome, às vezes nem sabe, mas está correndo na direção oposta ao consultório médico. Isso porque as frutas são ricas em vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas para o organismo. Mais do que tratar problemas, as frutas previnem muitos deles – de anemia a doenças degenerativas – e ainda amenizam os sintomas de diversas enfermidades.

Para enfrentar os desafios do dia a dia (cansaço, desgaste, vírus, bactérias), o corpo precisa estar bem preparado. Para isso, o sistema imunológico deve ser abastecido com um nutriente fundamental: a vitamina C, que melhora a resistência e combate a ação dos radicais livres, causadores de danos às células. E a maioria das frutas possui essa vitamina! Além de enganar a vontade de comer doces, que são ricos em açúcar e atrapalham o emagrecimento, as frutas apresentam outros benefícios para o corpo.

Ricas em fibras, elas são responsáveis pela sensação de saciedade, benefício importante para quem quer emagrecer com saúde. Além de estimularem o funcionamento do intestino, também são capazes de diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Os Alimentos e A Nutrição

“Que teu alimento seja teu remédio e teu remédio seja teu alimento. O corpo cura por si mesmo. O médico é só um assistente da natureza”. (Hipócrates – 460-377 a.C).

“A arte da cura vem da natureza, não do médico. Assim, todo médico deve começar da natureza, sempre com a mente aberta”. (Paracelso – 1493-1541).

A ciência da Nutrição existe há séculos! Há centenas de anos nascia Hipócrates (460 - 377 a. C.). Membro de uma família que durante várias gerações praticara os cuidados em saúde. Incontestavelmente um dos mais importantes homens da história da saúde, considerado “pai da medicina”.

Desde a antiguidade, a alimentação é ressaltada como um fator promotor de saúde e longevidade. É impossível querer ter qualidade de vida, sem antes procurar encontrar um equilíbrio em nossa dieta. É importante destacar que o profissional totalmente capacitado e competente para proporcionar tal conquista, é o nutricionista.

Aproveite as dicas da nossa nutricionista, e confira abaixo os benefícios que cada uma das nossas frutas podem trazer para a sua saúde.

As frutas e seus benefícios

  • AÇAÍ
    Rico em ferro, fibras, carboidratos, vitamina B1, cálcio, potássio, fósforo, lipídios e proteínas. Indicado para prevenção de hemorragias, diminuição do mau colesterol, anemias, problemas intestinais. Ajuda na formação de anticorpos e na construção de novos tecidos. Estimula a digestão, previne diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
  • ACEROLA
    Rica em vitamina C e potássio. Auxilia a manter as defesas do corpo e na redução do risco de alguns tipos de câncer. Diminui a taxa de colesterol no sangue e ajuda no controle da pressão arterial. Indicada no combate de várias doenças, como gripes, resfriados, alergias, tuberculoses pulmonares, diabetes, males do fígado, cicatrizações, disenterias e febres.
  • ABACAXI
    Rico em vitaminas A, B, C, fósforo, cálcio, potássio e bromelaína. É indicado em casos de má digestão, problemas no aparelho urinário, controle da pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade. A bromelaína é uma enzima presente no abacaxi que ainda pode ser eficaz para dissolver coágulos sanguíneos. Indicado para tratamento de infecções.
  • AMEIXA
    Rica em vitaminas do complexo B e fósforo. Atua como laxante natural, possui propriedades depurativa e diurética, antiinflamatória, regula a circulação intestinal e o apetite. Também atua na prevenção de doenças das vias urinárias. Auxilia no fortalecimento das raízes capilares evitando a queda de cabelo. Também é indicada no tratamento de hemorróidas.
  • AMORA
    Indicada no tratamento de inflamações nas cordas vocais, das mucosas da boca, na gengiva, cutâneas, intestinais, urinária; úlcera, rouquidão e artrose. Normaliza a pressão arterial, melhora as taxas de colesterol, previne a obesidade. Possui propriedades diurética, antioxidante e cicatrizante. Previne a osteoporose e doenças cardíacas.
  • CACAU
    Rico em magnésio, ferro, cromo, anandamida, theobromina, antioxidantes, manganês, zinco, cobre, vitamina C, ácido graxo ômega 6, feniletilamina e serotonina. Auxilia no funcionamento do coração, cérebro e sistema digestivo. Possui propriedades antibactericidas. Auxilia o sistema imunológico, fígado e pâncreas e combate o estresse.
  • CAJÁ
    Rico em sais minerais, como o cálcio, o fósforo e ferro. Ajuda no fortalecimento dos ossos evitando a osteoporose. Fortifica as defesas do organismo. Também é fonte de vitaminas A, B e C. Atua como antioxidante e combate os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e surgimento do câncer. Possui pouca caloria.
  • CAJU
    Rico em vitaminas A, B e C. Possui um potente antioxidante, que também previne resfriados e ajuda na cicatrização de feridas e lesões. Também é rico em sais minerais e cálcio. Indicado no tratamento de anemias, prevenção de problemas na próstata e hipovitaminoses. Também atua no combate contra aftas e cólicas intestinais.
  • CUPUAÇÚ
    Rico em vitaminas do complexo B, ajuda a manter a saúde da pele e do aparelho gastrointestinal. Tem ação anti-inflamatória e auxilia no combate à fadiga. Tem boa concentração de fibras, o que contribui para a saciedade. Também tem boas doses de vitamina C, que além de ser um excelente antioxidante, prevenindo o envelhecimento.
  • GOIABA
    Rica em vitaminas A, B1, B2 e B6, C, cálcio, fósforo, ferro e carboidratos. Ajuda no combate à diarréia, fadiga, alergias, hemorragias e infecções. Possui propriedades que auxiliam no fortalecimento dos músculos cardíacos, melhora os processos de cicatrização, retarda o envelhecimento, regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso, causando sensação de saciedade.
  • GRAVIOLA
    Rica em vitaminas B, C e E. Indicado no tratamento de doenças, como gastrite, úlcera, obesidade, prisão de ventre, diabetes, problemas digestivos, doenças no fígado, hipertensão, depressão, insônia, enxaquecas, gripes e reumatismos. Possui ação diurética, sedativa, antiespasmódica, vermífuga, expectorante, adstringente, vitaminizante e anti-inflamatória.
  • GUARANÁ
    Rico em vitamina B1 e vitamina A, essenciais ao organismo. Auxilia no funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular, beneficia a visão, o sistema imunológico e esquelético. Possui em sua composição fósforo, potássio, ferro e cálcio. Faz bem para o cérebro, combatendo as infecções, o cansaço físico e mental. Possui ação antiestresse.
  • LIMÃO
    Rico em vitamina C. Também contém grande quantidade de ácido cítrico, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, potássio, sódio e vitamina do complexo B. Combate a febre, o reumatismo, inflamaçõs da boca, garganta e intestinos. Alivia a acidez estomacal, a anemia, gripes, hipertensão, alergias e a fadiga. Também é desintoxicante.
  • MANGA
    Rica em vitaminas C, do complexo B, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, potássio, fibras e caroteno. Auxilia no combate à acidez, doenças do estômago, problemas cardíacos. Atua como diurético e ainda ajuda a controlar a pressão arterial. Auxilia no combate à anemia e fortalece o sistema imunológico. Ajuda na prevenção do câncer de pulmão e da boca.
  • MANGABA
    Rica em vitaminas A, B1, B2, C, fibras, carboidratos, ferro, fósforo, cálcio e proteínas. Auxilia na digestão, atua no alívio de cólicas menstruais, contra úlcera, herpes e tuberculose (suco leitoso). Também é utilizada no trato das dermatoses e combate as afecções do fígado. Também é indicada para o tratamento e prevenção de problemas dos rins.
  • MARACUJÁ
    Rico em vitamina C, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), ferro, cálcio, fósforo. Possui ação calmante graças à substância passiflorina. Atenua as inflamações, as inchações e as queimaduras. Auxilia no alívio das dores musculares. Ajuda a combater agentes infecciosos e radicais livres (principais responsáveis por diversos tipos de câncer).
  • MORANGO
    Rico em vitaminas B5, vitamina C, ferro, potássio e fibras. Auxilia na redução do nível do colesterol, distúrbios dos rins, anemias, fadigas e doenças da pele. É antioxidante, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, câncer e inflamações. Possui zeaxantina, uma substância importante para a saúde dos olhos. Também possui propriedades diuréticas.
  • PINHA
    Rica em vitaminas do complexo B. Também é indicada no tratamento contra anemias, cãibras e problemas reumáticos. Funciona como antiespasmódico. Possui alto teor de glicose. Também possui vitamina C, sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, proteínas, potássio. Se consumida com as sementes torna-se um vermífugo natural.
  • PITANGA
    Rica em vitamina A. Ajuda a neutralizar os radicais livres e tem ação antiinflamatória. Possui propriedades úteis à pele. Apresenta grande concentração de ferro, cálcio e fósforo. Muito recomendada contra colites, desconforto intestinal, contra doenças crônicas, câncer, doenças cardíacas, mal de Alzheimer, artrite e catarata. Auxilia no combate à obesidade.
  • SERIGUELA
    Rica em carboidratos, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, B, C. É eficaz contra anemia e inapetência É recomendada como tratamento para hipovitaminoses e no fortalecimento do sistema imunológico. Possui grande quantidade de fibras, que contribuem para o funcionamento do intestino. Por ser rica em carboidratos, é fonte de energia aos praticantes de exercícios físicos.
  • TAMARINDO
    Rico em vitaminas A, B1, B2 e C, potássio, manganês, fósforo, ferro e cálcio. Auxilia no tratamento de pedras nos rins, anemia, constipação crônica. Possui propriedades adstringentes e refrigerantes. Também possui sais mineirais e carboidratos. Atua também como antiinflamatório, antiácido e diminuidor da febre e da tosse. Auxilia o sistema respiratório.
  • TANGERINA
    Rica em vitaminas A, C e do complexo B, é indicada como diurético, calmante, anti-inflamatória, laxante, antitussígeno e contra a febre. Possui minerais como o potássio, enxofre, magnésio, cálcio, fósforo e fibras. Indicada na prevenção de câncer. Facilita a remoção de resíduos para o melhor funcionamento do intestino. Auxilia na dieta para manter o peso ideal.
  • UMBÚ
    Rico em vitaminas A, C e B1. Contém cálcio, ferro, proteína, fósforo, calorias e sais minerais. Tem ação energética e revigoradora. Ainda pode ser usado como antidiarréico e vermífugo. Auxilia no tratamento contra a desidratação e na reposição de energia. Possui polifenóis, que combatem os radicais livres e doenças cardiovasculares. Previne formação de tumores.
  • UMBÚ-CAJÁ
    Rico em vitaminas A, B e C. Aumenta a eficiência física, contém hidrato de carbono, fósforo, carboidrato, proteínas, lipídios, cálcio, ferro, fibras e sais minerais. Indicado no tratamento de anemias, febres, fraqueza muscular e inapetências. Possui princípios ativos de ação revigoradora, combate o estresse, ajuda a prevenir problemas de visão e muscular.
  • UVA
    Rica em sais minerais, vitamina C e do complexo B, é revitalizadora, calmante, antirreumática, depurativa do sangue, diurética, regula a circulação. Atua contra bronquite, distúrbios gástricos, hemorragias da gengiva, inchaço, dores nas articulações, nos males pulmonares e cardíacos. Rica em antioxidantes, anticancerígenos e ainda retarda o evelhecimento precoce.

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